Agência de Notícias do Benevides
benevides.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Assistentes Técnicos Educacionais (ATE) da Rede Municipal de Ensino de Benevides, são o público da formação realizada por Noah Chiavenato

A programação com formações realizadas na Semana Pedagógica, destinadas a todos os setores da rede educacional, visa a abordagem de temas pertinentes como alfabetização e letramento, saúde mental, acolhimento e sobretudo, inclusão

Por Maria Barbalho
26/01/2026 15h19

A pauta levantada trouxe como temática a alfabetização e letramento de crianças com deficiência, conduzida pela palestrante convidada Noah Chiavenato, que contribuiu de maneira primorosa para o desenvolvimento profissional dos ATEs.

A educadora paraense, que fundou o Instituto Educacional Chiavenato (IEDUCHI), escola que hoje é referência em educação especializada e alfabetização de alunos com deficiência fala sobre a motivação que a levou a desenvolver o projeto sobre alfabetização de autistas não verbais, que a fez ser reconhecida nacionalmente e premiada.

“Eu ficava muito frustrada ao ver as crianças em sala de aula, todas aprendendo, enquanto nossos meninos não verbais eram ignorados. Eu queria fazer diferente. Às vezes, percebia que uma metodologia funcionava para uma coisa, e outra para outra, mas, separadas, não atingiam o todo. Então, eu queria unir tudo para, sei lá, deixar o processo completo, passando por todas as etapas que eles precisavam. Isso me motivou. Foi assim que criei uma metodologia específica, onde consigo trabalhar alfabetização, comunicação, comportamento, estrutura e escrita. Dessa forma, minha metodologia engloba tudo que eu queria abordar de uma única maneira” disse.

Durante a palestra, Noah abordou temas importantes que irão contribuir para um trabalho transformador na forma de ensinar e incluir, respeitando as etapas pensadas no ritmo e o modo de aprender com os alunos PCDs, despertando para um ensino estruturado com reforço positivo. Maravilhou-se como o Município de Benevides valoriza suas crianças, oportunizando tantos profissionais para cuidar delas. “Achei fantástico! A gente luta por ATEs nas salas de aula, e aqui vocês têm todos eles. Quando cheguei e vi essa sala lotada, fiquei emocionada. Eu queria isso no meu município também. Eles são aqueles que farão uma grande diferença na vida do aluno, pois lidam diretamente com ele, estão com ele o dia todo. Ao desenvolver e aprender essas técnicas e manejos, a criança, de uma forma geral, vai se desenvolver. E, sabendo como realizar esse trabalho, os ATEs poderão contribuir ainda mais, o que é maravilhoso.

“Inclusão” foi a palavra-chave que guiou o treinamento, uma vez que o público alvo desta grande equipe de professores é composto por crianças e adolescentes com deficiência, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Down (T21), entre outras condições. A formação foi realizada com a presença de mais de 500 profissionais.

Ao longo da jornada, a formadora ministrou conceituações no que diz respeito às etapas da alfabetização, apresentando suas estratégias, desenvolvidas por meio de vídeos, em que os alunos progrediam suas habilidades a partir das metodologias abordadas por ela. Ela provou com observação e sensibilidade, que é totalmente possível promover alfabetização e letramento de qualidade para todas as crianças.

“A formação tem sido uma fonte valiosa de aprendizado, expandindo meus conhecimentos sobre diversas abordagens pedagógicas, e nesta formação pude adquirir novas perspectivas sobre como otimizar minhas intervenções, considerando a individualidade de cada aluno. A compreensão das diferentes necessidades e estilos de aprendizagem tem me auxiliado a identificar as estratégias mais adequadas para promover o desenvolvimento de cada um, aprimorando minha capacidade de oferecer um suporte educacional eficaz”, disse a ATE Rosilene Rodrigues da Silva – 2º ano Escola Alacid Nunes

Para a psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Roberta Souza, a formação continuada da Rede Municipal de Ensino é de suma importância para profissionais ATEs, pois contribuiu para prática docente, favorecendo, enriquecendo e aprimorando as técnicas pedagógicas, promovendo criatividade, sensibilidade, conectando teórica e prática, tornando o ensino mais significativo e envolvente, resultando em uma educação mais ativa e consequentemente um professor mais autônomo e confiante.

Ela acredita que a metodologia desenvolvida pela profissional Noah irá contribuir, positivamente, na prática dos professores que acompanham os alunos PCDs. “A metodologia criada pela nossa palestrante, favorecerá e facilitará o processo de alfabetização do público escolar”, disse.

ÁREA: Educação
LOCAL:Benevides