Agência de Notícias do Benevides
benevides.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Prefeitura e SETUR-PA dão início a sete novos cursos para impulsionar empreendedorismo e renda em Benevides

Aula inaugural realizada nesta segunda-feira (19) marca o início de sete cursos profissionalizantes em parceria com a SETUR-PA. Com foco em jovens e mulheres, a iniciativa busca impulsionar o empreendedorismo e a geração de renda no município.

Por Sara Ramos
Colaboração: Igor Fonseca
19/01/2026 23h05

Quem antes buscava uma chance, hoje é quem ensina e transforma outras vidas! A história de Igor Monteiro resume o objetivo do programa Qualifica Benevides. Ex-aluno do projeto, Igor utilizou a especialização em técnicas de bartender para ingressar no mercado de eventos e se destacar em excelência de atendimento na orla de Benfica, em Benevides.

Hoje, gastrólogo formado pelo program Qualifica Benevides, ele retornou ao Salão Paroquial de Nossa Senhora do Carmo, no centro do município onde mora, para exercer um novo e importante papel: o de Professor. Nesta segunda-feira (19/01) ele foi um dos ministrantes da nova remessa de cursos viabilizados pela parceria entre a Prefeitura de Benevides e a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR-PA).

“É muito satisfatório poder auxiliar outras pessoas a se capacitar. Eu consegui ingressar no mercado e ter um diferencial no lugar onde moro”, afirma Igor, que agora incentiva os novos alunos: “As pessoas têm que agarrar essa oportunidade e alavancar suas carreiras”.

Do aprendizado ao ensino: Igor Monteiro, ex-aluno do Qualifica Benevides, hoje assume o papel de professor para inspirar novos talentos.

Foco em jovens, mulheres e renda extra

A aula inaugural deu o pontapé inicial para sete formações e cursos rápidos ofertados neste ano: Inglês, Panificação, Confeitaria, Bartender, Petiscos Regionais, Auxiliar de Cozinha e Atendente de Lanchonete. O público-alvo prioritário são jovens e mulheres que buscam especialização ou uma alternativa para empreender e gerar renda extra sem sair do município.

Para Cleide Maués, coordenadora do Qualifica Benevides, o programa atende a uma demanda social latente. “Muitas mães nos procuram para se capacitar, gerar renda para a família e retornar ao mercado de trabalho”, explica. Para facilitar o acesso, as aulas serão descentralizadas, ocorrendo em locais como a Paróquia no Centro, o bairro da Cohab, o CRAS do bairro das Flores, a sede do Lions Club e no Divina Providência, por exemplo.

Expectativa por novas oportunidades

Entre as mulheres inscritas, o clima é de entusiasmo! Landia Brito, de 47 anos, também se inscreveu para participar de dois cursos profissionalizantes. “Quero me qualificar para prestar um serviço de excelência. Minha expectativa é que apareça uma oportunidade boa para eu voltar para o mercado de trabalho”, diz. Já Luciana de Oliveira, que escolheu os cursos de Panificação, Confeitaria e Petiscos Paraenses, destaca a facilidade que terá para realizar as capacitações: “Estou muito feliz, pois todos os cursos que vou fazer são pertinho da minha casa. Vou fazer tudo sem sair de Benevides!”

Força-tarefa para capacitação 

A viabilização dos cursos é fruto de uma articulação entre o Governo do Estado (SETUR) e a Prefeitura de Benevides. No município, a execução é coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), em uma força-tarefa que envolve o CEMTER - Centro Municipal de Trabalho Emprego e Renda, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), a Sala do Empreendedor e o CRAS.

As formações possuem carga horária de até 120 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, focadas em agregar valor imediato ao currículo dos participantes e fortalecer a economia local através do empreendedorismo.

ABAIXO VEJA MAIS FOTOS DA AULA INAUGURAL DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO:

LOCAL:Benevides