Agência de Notícias do Benevides
benevides.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Avaliações Diagnósticas de Entrada acontecem para todas as turmas de Ensino Fundamental, das Escolas Municipais de Benevides

É por meio da diagnose que os professores terão um parâmetro de quais medidas serão tomadas para sanar possíveis lacunas em relação à aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática.

Por Maria Barbalho
13/02/2026 11h48

Nestes dias 12 e 13 de fevereiro estão sendo realizadas as Avaliações Diagnósticas de Entrada, dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Benevides. As avaliações são ferramentas pedagógicas fundamentais para o monitoramento do desempenho da aprendizagem de uma rede educacional, uma vez que, a partir delas, haverá a análise de como os alunos estão iniciando o ano letivo, quais habilidades foram consolidadas ao longo do ano anterior, e quais são as habilidades que precisarão de uma possível intervenção, baseando-se na Matriz de Referência do Saeb, e na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Mais de 7.500 alunos realizaram as avaliações no início deste ano letivo.

As provas são para todas as turmas de Ensino Fundamental I e II, isto é, de 1º ao 9º ano. As turmas de 1º ao 3º ano realizam as avaliações em duas datas, sendo um dia para Língua Portuguesa e outro, Matemática. Para as turmas de 4º ao 9º ano, as avaliações são aplicadas em apenas um dia, juntas.

“As avaliações diagnósticas e formativas, além da sondagem pedagógica, terão caráter preparatório, principalmente, voltado a exames externos como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cujo a finalidade é avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios brasileiros. Além da equipe técnica educacional da SEMED, neste ano de 2026, os resultados destas avaliações municipais serão estudados ao longo do ano, inclusive, sob o olhar da Prefeita Luziane Solon”, relatou o Diretor de Ensino da SEMED, Professor Kalilo Brasil.

Os resultados das Avaliações Diagnósticas de Entrada serão estudados pelas equipes de monitoramento, gestores, coordenadores e professores, em futuras formações e devolutivas em rede.

 

ÁREA: Educação
LOCAL:Benevides