"Não é Não!" Prefeitura de Benevides ocupa ruas em megaoperação de blitz por um Carnaval seguro e consciente
"Mulheres em Foco" da SEMMUBE realiza blitz educativas no Centro e no Murinin. Ação integrada envolveu diversos outros órgãos da gestão municipal para reforçar que "Não é Não" e que respeito é tudo no Carnaval e sempre.
Com a proximidade do Carnaval, a Prefeitura de Benevides acendeu o alerta para a proteção da dignidade feminina. Nesta quinta e sexta-feira, uma grande força-tarefa percorreu as ruas do Centro e do Distrito de Murinin com uma mensagem clara: a diversão só é real quando há respeito.
A ação, coordenada pelo programa Mulheres em Foco, da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMUBE), uniu servidores de diversas pastas, como Meio Ambiente e Turismo, além do suporte operacional da Guarda Municipal e de agentes de fiscalização da SEMDESTRAN.
Nossas equipes percorreram o Murinin e o Centro levando mensagens de respeito e as leis de proteção à mulher.
Enquanto agentes de trânsito promoviam a campanha "Desacelere, seu bem maior é a vida!", as equipes da Secretaria da Mulher focaram no combate ao assédio e ao abuso, crimes que lamentavelmente apresentam aumento nos registros durante os períodos festivos.
No Murinin, a abordagem também foi intensificada com a Blitz do Carnaval 2026. Motoristas de ônibus, passageiros do transporte público e condutores de veículos particulares foram parados para uma conversa rápida de conscientização e respeito. Além de orientações, as equipes distribuíram panfletos, cartazes e adesivos da campanha "Não é Não!".
Muitos condutores fizeram questão de colar o adesivo ″Não é Não″ no vidro. Benevides unida pelo respeito!
O adesivo oficial da campanha está circulando por toda a cidade. Se ver um, saiba: ali tem um motorista que respeita as mulheres.
Muitos motoristas aderiram a campanha e fizeram questão de colar o adesivo oficial da campanha em seus veículos, tornando-se multiplicadores da mensagem de respeito. "O Carnaval é tempo de alegria, mas precisamos acabar com os relatos de abusos. Se divertir com responsabilidade é o nosso foco", destacou uma das servidoras envolvidas na ação.
Respaldo Legal: A Lei a Favor da Mulher
A ação nas ruas é amparada por um robusto arcabouço jurídico que todo cidadão deveria conhecer:
- Lei Maria da Penha: O principal mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar.
- Lei da Importunação Sexual: Criminaliza atos libidinosos praticados sem o consentimento da vítima, como passadas de mão ou beijos forçados, cenas comuns em antigos carnavais que hoje levam à prisão.
- Protocolo "Não é Não": Criado especificamente para prevenir o constrangimento e a violência contra mulheres em ambientes de lazer, bares e grandes eventos.
A Secretaria da Mulher de Benevides passa atualmente por um período de reformulação estratégica. O objetivo da gestão é ampliar o alcance das políticas públicas, abraçando não apenas a proteção individual das mulheres, mas o suporte integral às suas famílias, consolidando a rede de apoio municipal.
Serviço – Denuncie!
Não se cale. A segurança de uma é a segurança de todas!
- 180: Central de Atendimento à Mulher
- 181: Polícia Civil do Estado do Pará:
- 190: Polícia Militar
- 100: Disque Denúncia
- (91) 98401-9169: 39° Batalhão de Benevides
- Disk Denúncia (Fiscalização Ambiental): (91) 98510-2705
- Guarda Municipal: (91) 98609-5705 (Telefone Interativo)
ABAIXO VEJA MAIS FOTOS DESTA FORÇA TAREFA NO PRÉ-CARNAVAL DE BENEVIDES: