Prefeitura garante socorro ágil, UTI móvel, fiscalização intensiva e campanhas preventivas no Carnaval de Benevides
Com suporte de UTI móvel, ambulâncias e equipes multidisciplinares, a SEMSA mobilizou ambulatórios e o SAMU 192 para assegurar assistência rápida em todos os polos. A força-tarefa incluiu ações da Vigilância Sanitária e campanhas preventivas, garantindo o bem-estar dos foliões em todo o município.
Por Igor Fonseca
18/02/2026 08h30
UTI Móvel e ambulâncias de suporte básico garantiram a retaguarda em todos os circuitos.
O sucesso do maior Carnaval da região não se mede apenas pela alegria nas ruas, mas pela eficiência dos bastidores. Para garantir que o folião benevidense e os visitantes possam aproveitar a festa com tranquilidade, a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), montou uma operação de pronto-atendimento que se tornou pilar fundamental da folia. Sob a liderança da Prefeita de Benevides, Luziane Solon, e do Secretário de Saúde do Município, Rodrigo Balieiro, o serviço atuou em regime de força-tarefa nas localidades de Murinin, Santa Maria, Benfica e no Centro do município de Benevides.
Saúde em primeiro lugar! A equipe da Secretaria de Saúde de Benevides garantiu socorro ágil e eficiente durante todo o Carnaval. Além de campanhas preventivas.
Equipe multidisciplinar preparada para casos de alta complexidade.A força de quem cuida: Gratidão a todos os profissionais da saúde que abriram mão da folia para salvar vidas.
Estrutura de UTI e Resposta Ágil
A preparação para o Carnaval 2026 foi proativa e estratégica. A SEMSA disponibilizou uma estrutura de suporte avançado: além da ambulância oficial do SAMU e de duas ambulâncias de suporte básico para cobrir simultaneamente o Centro e os Distritos, o evento contou com uma unidade de UTI móvel exclusiva para dar retaguarda às ocorrências mais complexas.
A coordenadora reforçou que o principal desafio enfrentado foi a negligência com cuidados básicos. "Normalmente, as pessoas exageram no álcool e esquecem de se hidratar e se alimentar corretamente para participar de horas de festa e folia. Muitos passam mal por estarem sob calor, sem ter comido nada durante todo o dia. O conselho é claro: boa alimentação é importante e muita água para hidratar e curtir o carnaval com tranqulidade", orientou Priscila.
Heróis do Carnaval: Técnicos, enfermeiros e condutores socorristas em ação pela vida.Bombeiro civil e militar a postos no monitoramento constante. Observação ativa para deslocar o socorro onde for necessário.
Compromisso com a Vida
O trabalho não ficou restrito ao socorro. A articulação da rede de urgência integrou a UPA 24h - Unidade de Pronto Atendimento, no Centro de Benevides, e a Urgência do Murinin. A SEMSA ainda colocou no circuito fiscais da Vigilância Sanitária. Durante as festas, equipes atuaram na fiscalização de alimentos.
Durante as vistorias realizadas nos circuitos da folia, a prefeita de Benevides, Luziane Solon, fez questão de acompanhar de perto a estrutura de atendimento montada para o público. Ao visitar a base operacional do SAMU 192e um dos ambulatórios montados para a grande festa, a gestora municipal destacou que o investimento em saúde preventiva e em equipamentos de suporte avançado, serão sempre prioridade para garantir o pronto atendimento de todos.
"Nossa maior alegria é ver o folião se divertindo com a certeza de que há uma rede de proteção cuidando dele. Quero agradecer a cada enfermeiro, técnico, médico e socorrista pela dedicação incansável. Ver que conseguimos salvar vidas e garantir o bem-estar de quem escolheu Benevides para aproveitar o Carnaval é muito gratificante", afirmou a gestora municipal.
Vigilância Sanitária em ação: Fiscalização rigorosa de alimentos para garantir a sua segurança.
Além do socorro, a SEMSA atua na conscientização e fiscalização.
Apesar do forte trabalho preventivo, a prontidão das equipes foi testada diariamente. O balanço parcial do período festivo aponta um número considerável de atendimentos por desmaios, vômitos e, infelizmente, quadros de coma alcoólico. A gravidade de algumas situações exigiu a remoção imediata para unidades hospitalares.
"Todos os dias tivemos que nos deslocar com as ambulâncias. Atendemos desde pessoas em coma até gestantes passando mal. Graças a Deus e à agilidade da nossa equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros da UPA, técnicos e condutores socorristas, conseguimos controlar as situações, evitando fatalidades", detalhou a coordenadora do SAMU 192 em Benevides, Priscila Matos.
A eficiência do pronto-atendimento como pilar fundamental
Durante o Carnaval a Secretaria de Saúde de Benevides também manteve intensa campanha para o uso de preservativos
Para garantir que a integração das equipes de saúde funcionasse sem falhas, o Secretário Municipal de Saúde,Rodrigo Balieiro ressaltou que o sucesso da operação foi fruto de uma articulação estratégica com a rede de urgência e emergência, permitindo que os casos fossem triados e resolvidos com agilidade.
"O balanço que fazemos é de dever cumprido. Montamos um esquema especial para que a saúde estivesse presente no Centro, no Murinin, em Benfica e em Santa Maria simultaneamente, sem desassistir a nossa rotina nas unidades de saúde e na UPA de Benevides. Nossa prioridade foi a resposta rápida; desde a fiscalização da Vigilância Sanitária nas barracas até o suporte avançado da UTI móvel para casos mais graves. O resultado tem sido de um Carnaval seguro, onde a nossa rede de urgência, em total sintonia com o SAMU 192, vem conseguindo acolher cada folião com eficiência e agilidade. A saúde de Benevides mais uma vez mostra sua força e sua capacidade de cuidar das pessoas mesmo diante de grandes desafios", afirma o Secretário de Saúde de Benevides, Rodrigo Balieiro.
A atuação coordenada garantiu que, mesmo diante de emergências, o socorro estivesse sempre a poucos metros dos foliões, consolidando o Carnaval de 2026 como um exemplo de responsabilidade e cuidado com a vida.
Distribuição de preservativos e orientações preventivas ocorrem durante todo o Carnaval.