Semana de Avaliação de Leitura nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Benevides
O monitoramento da leitura identifica níveis de fluência nas crianças. É uma etapa de suma importância para garantir uma alfabetização de qualidade
Nesta semana, as escolas municipais realizam as Avaliações de Leitura dos alunos das turmas de 1º ao 5º, do Ensino Fundamental, cujo intuito é diagnosticar o desempenho leitor das crianças. O procedimento consiste em selecionar palavras, frases ou textos, de acordo com os critérios exigidos no ano em que o estudante está, para que ele leia um texto, com fluência, em voz alta.
O aluno, ao longo do procedimento, é avaliado pelos seguintes requisitos: velocidade, em que se mede a quantidade de palavras lidas por minuto; precisão, que se trata da habilidade de ler corretamente as palavras sem ignorar letras ou sílabas, e prosódia, que diz respeito à entonação e ritmo adequados ao texto. Cada requisito alcançado determinará se o aluno é não-leitor, leitor em transição ou leitor fluente. Esta etapa do monitoramento é de suma importância para garantir uma alfabetização de qualidade, já que uma leitura com fluência endossará uma boa compreensão de texto.
“A Avaliação de Leitura, associada ao Programa Alfabetizando Benevides Criança (ABC), em regime de colaboração com o Programa Educar pra Valer (EpV), estabelece um padrão avaliativo para a Rede Municipal de Ensino. Aproximadamente 4.870 estudantes estão realizando a fluência em rede. Entendemos que ler e escrever são os primeiros passos para todas as outras aprendizagens e oportunidades”, explica a Professora Mara Simone Nascimento, articuladora do Programa ABC.
Para que essa Avaliação aconteça, a equipe de coordenação de cada escola faz a chamada dos alunos individualmente, selecionando os textos adequados, com apoio de material fornecido pelo Programa Educar pra Valer (EpV), e em seguida, alimenta o sistema de monitoramento da rede com os dados apanhados durante o processo, que são as leituras feitas em voz alta por cada aluno. Após isso, os resultados são estudados pelos professores, a fim de analisar a progressão da leitura de seus estudantes, não apenas para evidenciar as estratégias exitosas que fortaleceram a fluência leitora da turma, mas também para que seja possível identificar fissuras que possam comprometer o desenvolvimento de alguma criança.
“Começamos o ano Letivo agradecendo imensamente, o empenho, a dedicação e o compromisso de Gestores, Coordenadores e Professores. Sem a atuação responsável e sensível dessa equipe, à frente de suas escolas, nada acontece com qualidade e equidade. Cada ação, decisão e incentivo refletem diretamente nos avanços alcançados de nossas crianças. Os resultados que são obtidos, demonstram que o trabalho coletivo e o olhar atento para uma aprendizagem significativa, fazem a diferença. Nosso desafio é melhorar a Fluência Leitora de nossas crianças, garantir que elas sejam alfabetizadas na idade certa e combater a evasão escolar. Essa é a nossa meta! Nosso muito obrigada vai para nossa Prefeita Luziane Solon que valoriza e investe grandemente na Educação do Município. O agradecimento também vai para nossa Secretária de Educação, Francilene Sodré, que desenvolve um trabalho incansável para que a Rede de Ensino tenha sempre uma Educação de excelência! É um encanto poder acompanhar o desenvolvimento e a realização da fluência leitora de nossos estudantes! Esse movimento de toda uma Rede de Ensino e de toda uma equipe escolar, visa garantir que as crianças sejam plenamente alfabetizadas, lendo na idade certa. Isso é maravilhoso!", relatou a Assessora Técnica Simone Mota.