Benevides participa do Fórum de Parcerias e Estratégias para a Educação 2026, em Belém
Evento em Belém reúne lideranças do MEC e FNDE; comitiva benevidense foca no planejamento estratégico e no aprimoramento das políticas públicas para o biênio 2025-2026.
O município de Benevides marcou presença no Fórum de Parcerias e Estratégias para a Educação 2026, que iniciou nesta quarta-feira (4) e segue até quinta-feira (5), no Auditório Jarbas Passarinho, na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), em Belém.
Benevides foi representado pela prefeita Luziane Solon e pela secretária municipal de Educação, Francilene Sodré, acompanhada da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da educação pública e o planejamento estratégico do município para os próximos anos.
Promovido pelo TCMPA, o Fórum reúne gestores, técnicos e especialistas de diversas instituições e regiões do Brasil, com o objetivo de debater desafios, caminhos e soluções voltadas à melhoria da educação pública municipal, com foco no planejamento para o período de 2025 a 2026. A programação inclui palestras, painéis temáticos e rodadas de conversa, promovendo a troca de experiências entre municípios e instituições parceiras.
Entre os destaques do evento estão as participações da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, que apresenta projetos e estratégias para a melhoria da educação municipal, e do coordenador-geral de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), João Paulo Mendes de Lima, que aborda as diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Na ocasião, a presidente do FNDE recebe a medalha “Alacid Nunes”, concedida pelo TCMPA.
A abertura do Fórum contou com o presidente do TCMPA, conselheiro Lúcio Vale, e com a participação do conselheiro Cezar Colares, responsável pela 2ª Controladoria, que destacou a importância do controle externo no acompanhamento das políticas públicas educacionais e na indução de boas práticas de gestão.
Durante o evento, a prefeita destacou que a presença de prefeitos de diversas regiões do Pará e de representantes nacionais cria um ambiente propício para que as demandas locais sejam ouvidas.
"É uma troca de aprendizados e experiências. Estão aqui prefeitos e prefeitas de várias regiões, e ter o FNDE como ouvinte é fundamental. Temos a oportunidade de falar de todas as nossas dificuldades para que o FNDE realize estudos para melhorar a realidade que temos hoje no nosso estado", pontuou a prefeita Luziane Solon.
A gestora enfatizou ainda que a realidade amazônica impõe desafios distintos de outras regiões do país.
"É muito diferente dos estados do Sul, Sudeste ou Nordeste, então é importante que o FNDE conheça o que enfrentamos nos municípios. Tenho certeza de que essa troca de experiência será muito importante. A presença dos prefeitos aqui já mostra que a educação é prioridade e a bandeira que deve ser elevada na gestão", completou.
A participação de Benevides no evento reafirma o empenho da administração municipal em buscar parcerias, aprimorar a gestão educacional e garantir avanços concretos na qualidade do ensino ofertado à população.