Entrega de mudas de cacau fortalece produção rural em Benevides
Ação do programa Benevides Produtiva e Sustentável leva mudas de cacau a comunidades rurais com assistência técnica contínua
A Prefeitura de Benevides, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI) e da Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), deu início, nesta terça-feira (27), à entrega de mudas de cacau para produtores rurais do município. A ação, que faz parte do programa Benevides Produtiva e Sustentável, começou na comunidade Nelson Mandela, onde 29 produtores foram beneficiados com a entrega de mais de 1.500 mudas de cacau.
O cronograma de ações segue nos próximos dias, com atendimentos nas comunidades Terra Cabana, no dia 29 de janeiro; Margarida Alves, em 03 de fevereiro; e Coreinha, no dia 04 de fevereiro, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo a produção rural em diferentes regiões do município.
Durante a ação, o secretário da SEMMAT, Welton Neves, destacou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população. “Esperem mais dedicação no nosso trabalho e, principalmente, esperem que a gente vá buscar cada vez mais melhorias para a nossa população. Esse é o direcionamento da nossa gestão”, afirmou.
De acordo com a SEMAGRI, a entrega das mudas de cacau representa uma nova oportunidade de produção e geração de renda para os agricultores, além de incentivar o aproveitamento produtivo das áreas rurais com uma cultura que se adapta bem à região e possui mercado consolidado.
A iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento da agricultura familiar, ao reduzir os custos de produção. As mudas de cacau possuem valor elevado no mercado e, muitas vezes, não são acessíveis ao pequeno agricultor. As mudas entregues foram produzidas com controle fitossanitário, tecnologia de sementes selecionadas e acompanhamento técnico no Viveiro Municipal de Mudas, garantindo mais segurança aos produtores e evitando prejuízos futuros na implantação das lavouras.
Para o produtor Abinael, a ação representa benefícios que vão além do campo. “Abençoando a comunidade da agricultura, também as pessoas da cidade vão ser beneficiadas. E eu gosto muito de ver a atuação da SEMAGRI, vindo no campo, dando assistência técnica, sempre acompanhando e fazendo o que é melhor pra nós”, ressaltou.
Além da doação, a equipe da SEMAGRI, realiza assistência técnica contínua e antes da entrega, a equipe técnica avalia a viabilidade das áreas. Após o plantio, os produtores recebem orientações sobre manejo, adubação e acompanhamento do desenvolvimento das plantas, assegurando melhores resultados ao longo do tempo.
A secretária da SEMAGRI, Edivana Lima, reforçou a importância do trabalho conjunto para o sucesso da iniciativa. “O que mais faz a diferença é a nossa união”, destacou.
A expectativa é que, a partir de aproximadamente três anos, período em que o cacau inicia sua produção, os produtores passem a contar com uma nova fonte de renda, e, por se tratar de uma cultura perene, essa renda tende a se manter por muitos anos, contribuindo para o fortalecimento da economia local e para o desenvolvimento sustentável da zona rural de Benevides.