Agência de Notícias do Benevides
benevides.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Programa Escola Muncipal Em Tempo Integral promove percurso formativo para profissionais da educação

Nos últimos dias, educadoras e educadores seguiram em um percurso formativo para atender as crianças com mais qualidade e equidade. Desta vez, em parceria com a Natura e Associação Bem Comum, com promoções de aulas em diversas áreas do conhecimento.

Por Belisa Nunes
25/02/2024 20h32

No dia 04 de março, as aulas para os estudantes das escolas que estão no Programa Escola Municipal Escola Em Tempo Integral, irão iniciar. 

Nos últimos dias, educadoras e educadores seguiram em um percurso formativo para atender as crianças com mais qualidade e equidade. Desta vez, em parceria com a Natura e Associação Bem Comum, com promoções de aulas em diversas áreas do conhecimento.

Eles tocaram conhecimentos, experiências, e estudaram estratégias criativas para aplicar no ensino aprendizagem das crianças, entre teoria e prática.

“Foram dias muito importantes de conhecimento. O sentimento é gratidão por estar recebendo toda essa formação, que tem servido não só pra atender melhor as nossas crianças, mas também pra nossa qualificação como profissional. Só agradecer”, manifestou uma professora. 


Ministrado pelo GT de Alimentação Escolar da SEMED, composto por Alzinete Carvalho e Andreia Borges, e pelo formador da Associação Bem Comum, Bruno Feitosa, manipuladoras de alimento também participaram do percurso formativo e foram certificadas, pelo conhecimento teórico, e práticas de novas técnicas de preparo do alimento, para garantir a diversidade e a segurança alimentar dos estudantes em tempo ampliado. 

“Aprendi novos modos de preparo do alimento, e também fomos certificadas. Estou muito feliz. Temos esse novo desafio de maior tempo na escola, mas estamos prontas e queremos dar o nosso melhor para as crianças”, disse uma manipuladora. 


Em tempo ampliado, as crianças terão segurança alimentar, com direito à três refeições por dia, o que representa um impacto econômico familiar e maior possibilidades de alimentação nutritiva para o desenvolvimento. 

Na escola, o sistema de atendimento na hora do almoço será self service, sistema geralmente encontrado em restaurantes. As crianças, com o auxílio do adulto, vão ter a possibilidade de servir o seu próprio prato, de acordo com as opções disponibilizadas e quantidades que precisa. O sistema, para as crianças, será um exercício à escolha, consciência de valor e desperdício, contribuindo também para o desenvolvimento da autonomia.

As unidades escolares estão recebendo novos equipamentos e utensílios de cozinha. 

Inicialmente, pelos próximos anos, as escolas como EMEIF Angélica Sales, UPEIF Fiore, EMEIF Madressilva e EMEIF Maria Romualda, irão funcionar com tempo ampliado, alcançando mais de 600 crianças.

Benevides é o primeiro Município no Pará a implantar um programa  de educação integral exclusivo pensado em todas as infâncias.

ÁREA: Educação